Microsserviços e Domain Driven Design

Taquei na busca do Youtube "Java Arquitetura" e uma apresentação me chamou a atenção: Micro serviços muito além da teoria: a prática da concepção ao deploy - André Nobre.



Achei um pouco lento o ritmo da apresentação, mas, com muitas informações, ainda que sem se aprofundar tanto quanto eu gostaria. Afinal, coitado, com meia hora de apresentação não dá pra aprofundar muito mesmo.

Um dos assuntos foi o DDD (Domain Driven Design) para definir, ou, mais precisamente, delimitar um microsserviço. A ideia brilhou pra mim: claro! Uma relação 1 para 1! Mas, como sempre, fui ao Google para uma iluminação plena sobre o assunto.

Microservices and The Bounded Context: Part 1 - como não poderia ser diferente, não era tão simples quanto minha ignorância, fiel escudeira, me fez supor, mas é muito mais rico, muito mais interessante. Bóra aprender! Antes, conhecer (de verdade) DDD é, claro, um pré-req. Continuo minhas leituras, mesmo porque parei no meio para vir aqui escrever o que fiz até agora, caso minha senilidade passe pra falar um oi e eu feche o computador tendo esquecido tudo.

A step by step guide to Event Storming – our experience - tá na lista de leitura: esta é uma técnica pra se modelar no DDD.

Por enquanto, é isso. Fico devendo algumas atualizações.

[]s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Muitos planos, pouca vida

Amigo Secreto pode ser legal

Teste de carga